Sinopse: |
Quem não se envolve com um caso de amor entre dois seres amargurados? Um Homem, Uma Mulher, dirigido por Claude Lelouch (Viver por Viver, Bolero, Os Miseráveis), conta como dois viúvos se apaixonam, mas tem dificuldades de se libertarem de seus passados.
Jean-Louis Duroc (Jean-Louis Trintignant) e Anne Gauthier (Anouk Aimée) encontram-se acidentalmente durante visita a seus respectivos ftlhos num colégio interno a cada final de semana. Certa vez, Anne perde o trem e ele oferece a ela uma carona de volta a Paris.
O espectador vai descobrindo coisas sobre Anne e Jean-Louis, à medida que eles vão conhecendo melhor um ao outro. Ele é um piloto de corridas e ela uma jovem contínua de cinema.
Lelouch brinca com as cores para localizar a platéia no tempo, usando o preto-e-branco e colorido para retratar memórias ou os diálogos do presente, respectivamente. Pode-se ver e ouvir nas telas os pensamentos do par questionando seus sentimentos sobre a possibilidade de iniciar um novo relacionamento.
Sem querer, se apaixonam, mas ainda têm contas a acertar com o passado.
A trilha sonora tornou 'Samba da Bênção', cantado por Vinícius De Moraes conhecido mundialmente. Em 1986, Lelouch filmou uma seqüência, Um Homem, Uma Mulher: 20 Anos Depois, repetindo o par central com Aimée e Trintignant.
|
Atores: |
Anouk Aimée; Jean Louis Trintignant; Pierre Barouh; Valérie Lagrange |